A dona dos olhos do cabeçalho

Peguei emprestado esses olhos que te encaram aí do lado (e que estão recortados no cabeçalho do blog) de uma menina que eu conheci no Huambo, no interior de Angola. Visitei um campo da ONU que recebia angolanos que fugiram para a Zâmbia durante a guerra e que agora estavam sendo repatriados. Até hoje fico comovida quando lembro que a menina da minha foto preferida era minha irmã de nome. Coincidência?

Esse trecho aí debaixo foi retirado do livro que eu escrevi, “Filhos da Guerra. Histórias da Vida em Angola”.

 

A menina da minha foto preferida vence a timidez para olhar duro para dentro da câmera. Ela me encara, não há o que temer. Acbamos de nos conhecer, mas é como se fôssemos irmãs. Toda a distância que existe entre os dois universos tão longínquos — o meu, menina rica em São Paulo, Brasil, e o dela, refugiada africana, é quebrada por uma casualidade que nos aproxima mais do que tudo. Ela é Juliana também.

No campo de repatriados, lugar tão cheio de sentimentos extremos, de esperança, de reviver lembranças da terra natal, de sentir medo do que vem pela frente, de encontrar tudo como foi deixado ou nada mais de pé, encontrei, tão longe do meu mundo, e tão longe do mundo dela também — pois, pra ela, tudo aquilo é muito mais novo do que pra mim, que já estou em Angola há quase um mês, e ela só tem uma remota lembrança do país — uma irã de nome.

Na foto, o sorriso não chegou a se abrir quando o pai dela nos apresentou. Ele ficou tímido. Mas aqueles olhos meio amarelados, puxados, iluminados pela linda uz do fim do dia, aqueles olhos me metem medo de tão sinceros, transparentes e corajosos que são.

Amanhã, Juliana está indo para o Bié, onde nasceu, com o pai, a mão e os irmãos. Nunca mais iremos nos encontrar.”

Deixe uma resposta

