Um lugar comum

Quase tudo o que se lê sobre Luanda pinta a cidade como exótica, caótica, totalmente fora de qualquer padrão a que estamos acostumados. Quem põe o pé aqui pela primeira vez pode até pensar assim. Eu mesma já senti assim e escrevi assim. Mas agora, tenho achado Luanda uma cidade completamente…. normal. É verdade que faltam algumas coisas com as quais estamos acostumados, como taxi, rede de esgoto, telefone público, fornecimento estável de luz e água, estacionamento. E também há coisas que parecem estar sobrando, como cofres ou contêineres abandonados na calçada, calculadoras, pães, liquidificadores e cabides sendo vendidos em bacias sobre as cabeças das mulheres ou placas fixadas nos anos 60 e que nunca foram retiradas. Mas, dia a após dia, essas coisas que faltam ou sobram vão passando mais despercebidamente. E aí Luanda se torna uma cidade como outra qualquer. Tem hora do rush, gente andando pra cima e pra baixo, festas, brigas, guardas, gatunos, polícias, socialites, comércio, pontos turísticos, recapeamento, barulhos próprios, engraxates.

 

Tenho ido ao mercado, ao trabalho, à praia, à casa de amigos. Só não vou à farmácia, pois trouxe tudo do Brasil, já que aqui essas coisas custam demais. Ainda não posso dizer que estou acostumada com a vida, pois sou recém-chegada e é tanta novidade que atordoa minha cabeça. Mas estaria assim em qualquer lugar, eu acho. 

Esse aqui é meu quarto número 1 (essa não é minha casa definitiva, ainda vou me mudar para uma outra que está em reforma).

 

Tags:

Uma resposta to “Um lugar comum”

  1. marcela tatiane Says:

    queria muito conversar com alguem de luanda, p/ conhecer melhor o local e perder o medo de ir conhece-la.meu marido quer se mudar pra luanda, mas nao sei nada sobre o lugar e isso me assusta.se alguem puder me iluminar.obrigada .abraços

Deixe uma resposta

