Compra-me saldo

As relações angolanas entre homem e mulher são ainda um pouco à moda antiga. À moda antiga significa que há coisas boas e coisas ruins e outras coisas curiosas, não sei direito se são boas ou ruins.

casalAs coisas boas : o homem chama sua namorada ou mulher de minha dama, faz questão de andar do lado da calçada mais próximo da rua para a sua dama ficar protegida, faz galanteios e faz essas coisas de cavalheiro meio fora de moda que as mulheres geralmente adoram.

As coisas ruins: muitos homens (e muitas mulheres) acham que lugar de mulher ainda é só na cozinha e na cama e que quem tem que decidir tudo é o homem e que a mulher deve servir o homem e pegar cerveja e lavar toda a louça e carregar todas as bacias na cabeça. Aqui, sexta-feira é “o dia do homem”. Nesse dia, é o homem que decide o programa que mais lhe agrada. Os africanos são polígamos por natureza, dizem os homens, e eles podem ter várias mulheres. Mas a mulher que quer ser polígama tb não é muito bem vista.

As coisas curiosas: quando um homem está investindo numa mulher, é normal que ela peça-lhe, assim, na lata, para comprar saldo para o telemóvel. Assim ela não pode ter como desculpa que não telefonou porque o saldo tinha acabado. Outra coisa curiosa e fantástica, é o ritual de casamento. Ele é longuíssimo e sagrado para as famílias, dura e custa muito. Inclui que homem faça um pedido formal, gaste fortunas pagando dote e depois faça uma festa cheia de comidas e bebida que dura dois ou três dias. Há a cerimônia religiosa, a festa e a continuação da festa, nos dias seguintes.

Eu ainda hei de ir a um casamento, toda semana há sempre alguém conhecido de um conhecido casando. Aí vai dar pra eu contar mais detalhes.

Ah, outra coisa triste desse jeito meio à moda antiga é que vários pulas (gringos) acham que podem comprar angolanas com saldos como se fossem putas.

Tags: , ,

3 Respostas to “Compra-me saldo”

  1. F Says:

    A poligamia varia no seguinte:

    Muçulmano – Pode ter mais de sete (ou mais), só na oitava mulher passa a ser crime…
    Africano – Normalmente é “ desavergonhado”, e mantém relações extraconjugais, muitas vezes conhecidas.
    Europeus e restantes – Conhecidos como fieis, mais são na sua maioria divorciados e a maior causa dos divórcios não é nada mais nada menos do que a infidelidade conjugal… rsssss.

    Resumindo: Gente!!!! O mundo é polígamo…

  2. Gabriel Borges Says:

    em moçambique é muito parecido, o casamento chama “Lobolo” casamento tradicional, interessante é que todo fim de semana tem lobolo, começa na sexta e termina no sábado!

  3. Compra-me saldo 2 « Blog da Ju Says:

    […] tinha falado um pouco sobre esse assunto num outro post. Quem quiser se lembrar é só clicar aqui. Hoje nem sei mais se concordo com aqueles julgamentos que eu fiz…. mas, […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: