Tarde longa

Almocei uma tosta de queijo e já entrei correndo no carro. Visitei um monte de obras que não podem ser começadas sem antes retirar uns 5 metros de altura de lixo que, de tão acumulado, já virou compacto feito o solo.

Fiquei parada em uns dez congestionamentos diferentes, que se formam porque as vias são estreitas e as pessoas andam pelas ruas e os comerciantes também e as candongas andam na contramão com o intermitente e a buzina ligados e aí dá um nó tão grande que as pessoas começam a sair do carro para arrumar um jeito de desfazer aquele nó.

Passei na frente do mercado dos kwanzas, um roque santeiro em menores proporções, e consegui comprar jinguba torrada pra forrar o estômago, que nessa altura já não se lembrava mais da tosta de queijo.

Depois fui parar na festa de encerramento da semana de prevenção de acidentes de uma grande empresa, que estava aconteendo num grande galpão abafado com centenas de peões sentados eufóricos com o fim do expediente de sexta-feira, com a diversão do fim de semana que está por vir e com o sorteio de uns brindes que eu não prestei muita atenção quais eram. Consegui comer umas bonos de chocolate e pegar uma garrafa de água caramulo para ir chacolhando no carro ver mais obras, lá longe.

Fui parar noutro canteiro de obras com a luz linda do fim de tarde batendo nos imbondeiros, nos camiões, tratores, terra bem vermelha e acampamentos provisórios de pessoas que foram deslocadas pra estrada passar e que esperam o governo concluir as novas moradias.

Depois peguei mais uns dez engarrafamentos daqueles que eu descrevi, em estradas de asfalto ou de areia e pó, dessa vez apenas com a lua cheia, amarela e enorme e os candeeiros das barracas das ruas iluminando o caminho. Ainda bem que eu fui a segunda a ser deixada em casa, se não ainda estaria num desses congestionamentos.

Ufa. Estou exausta. Mas feliz por fazer o que eu gosto num lugar que eu gosto.

Já já posto umas fotos. Agora estou faminta.

Deixe uma resposta

