Angola está a melhorar

Angola está a melhorar. As enormes gruas amarelas que se esticam nos céus de Luanda, as dezenas avenidas que estão a ser pavimentadas ou projetadas, os milhares de chineses que trabalham dia e noite sem falar ou reclamar ou olhar nos olhos de alguém, os outdoors com a foto do Excelentíssimo Sr Presidente pregando a justiça social, o desenvolvimento sustentável e a união nacional, os estádios para o CAN 2010, as posses de novos ministros e administradores, os carros enormes e chiquérrimos que andam pelas ruas, as vitrines das lojas com produtos caros e muitas outras coisas deixam isso bem claro.

Euforia é a palavra que eu acho que cabe melhor para descrever o clima em Luanda, mesmo com o petróleo, responsável por 80% das receitas do governo ter custado 130 e poucos dólares e hoje estar custando 45. Eu acho justo e justificável que o país esteja em euforia depois de acabar uma guerra tão grande que durou tantos anos e, finalmente, depois de anos estacionado, poder voltar a movimentar sua economia.

Mas é preciso tomar cuidado pra essa euforia não cegar a vista e esconder o que está evidente. A ONU divulgou o ranking de IDH dos países. Angola é o número 157 de 179, ou seja, só existem 22 países em piores condições de desenvolvimento humano, todos eles, com exceção do Timor Leste, em África.

Eu to escrevendo tudo isso porque eu mesma tinha me esquecido disso por uns instantes. É fácil comprar a idéia de que tudo está a melhorar e se esquecer do contexto do país que está a melhorar.

2 Respostas to “Angola está a melhorar”

  1. Gabriel Borges Says:

    dúvida o Can 2010 vai ocorre junto com a Copa do mundo na África do sul?

  2. Ju Borges Says:

    Sim. O CAN (Campeonato Africano das Nações) acontece em janeiro e a Copa em agosto. 🙂

Deixe uma resposta

