A véspera da véspera

Estou a preparar uma lista com todas as encomendas que as pessoas ficam loucas para que sejam trazidas do Brasil para cá. A Y. quer cem dólares de cabelo brasileiro liso e crespo, a Cris quer 50 dólares de cabelo brasileiro ondulado e a Melita, 50 de cabelo liso e também um fato de banho. Ah, Cris tb quer roupas em geral. Outras pessoas que me pediram cabelo brasileiro ainda não deram conta que eu vou em breve para o Brasil, e por isso não formalizaram o pedido. I. quer um gravador digital, desses bons mesmos, pra ele gravar as entrevistas. Chefe peixe quer uma máquina digital. Sua dama está doente, mas como cada semana ela tem um cabelo diferente, ela provavelmente vai encomendar lisos, encaracolados, louros, vermelhos, azuis, etc. B. ainda não me pediu, mas sempre quando algum brasileiro vai de férias, ele pede para comprar um karaóke para o bar da sua mãe fazer mais sucesso, só que ele não fala qual modelo ele quer e tampouco envia o dinheiro adiantado.

Plantei a muda de manjericão e a de camomila que há semanas estavam se enraizando no copo com água num vaso improvisado feito com uma garrafa cortada e com terra de origem duvidosa do jardim lá de baixo, que não é propriamente um jardim, é um espaço com terra em que plantas insistem em nascer. Assim, espero ter em breve duas arvorezinhas para eu arrancar folhas cheirosas que temperam e viram chá.

Já pedi para comprar minha passagem de volta para Luanda pela South African Airlines, pois aí não preciso enfrentar mais uma jornada pela TAAG, as Linhas Aéreas Angolanas, que, por problemas técnicos, é proibida de voar no espaço aéreo europeu, mas vai ao Brasil cinco vezes por semana. Pela África do Sul Demora mais, porém, posso conhecer Cape Town quase de graça na parte da passagem aérea.

Estou a gravar bué de música angolana no meu computador para mostrar a todos como o kuduro é o futuro, o semba é lindo e a kizomba é romântica.

Ontem quis voltar do almoço para o trabalho a pé sozinha para poder ir beeem devagar tomando meu gelado e olhando os prédios, as calçadas, as zungueiras, a poeira, as parabólicas e os varais pendurados, os motoristas a fechar os cruzamentos e a tocar a buzina, os caminhos que eu faço todos os dias, os miúdos a jogar basquete, as vendedoras de peixe, a luz linda, que de manhã estava sem brilho, mas que depois voltou a ser o que é, as roupas elegantes das pessoas na rua, sempre coloridas, engomadas e combinando uma coisa com a outra.

Tags: , , ,

3 Respostas to “A véspera da véspera”

  1. EDNA Says:

    GENTE MEU NOME É EDNA SOU ANGOLANA NASCI EM BENGUELA,MAIS VIVO A 16 ANOS NO BRASIL QUASE TODOS OS ANOS VOU DAR UMA VOLTA AO MEU PAIS.VOU VISITAR MINHAS IRMAS E OS DEMAIS FAMILIARES.POIS CHEGUEI DIA 13 DE MARÇO DE 2009 EM ANGOLA E VOLTEI DIA 27 DE MARÇO FIQUEI APENAS 15 DIAS.NO DIA 19 DE MARÇO FUI A TAGG EM BENGUELA CONFIRMAR A MINHA VOLTA CONFIRMEI.ME DERAM O COMPROVANTE.PEDIRAM O NUMERO DOS MEUS TELEFONES PASEI PRA ELES E FUI PRA CASA.EMBARQUEI PARA LUANDA DIA 26 CHEGUEI NO FINAL DA TARDE.DIA 27 FUI PARA O AEROPORTO NA HORA DO CHEKING ME INFORMARAM QUE EU NAO PODIA VIAJAR PORQUE O MEU NOME NAO ESTAVA NA LISTA.EU ENLOUQUECI COMO NAO ESTAVA NA LISTA DE EMBARQUE SE EU ESTAVA COM O COMPROVANTE DA CONFIRMAÇAO DA MINHA VIAGEM.POIS EU GOSTARIA QUE O PESSOAL DAS LOJAS DA TAAG FOSSEM BEM TREINADAS PARA PODEREM ATENDER AO PUBLICO,PORQUE NAO É PRIMEIRA VEZ QUE ACONTECE ESSE TIPO DE IMPREVISTO.INFELISMENTE DESANIMA VISITAR O MEU PAIS POR CAUSA DO DESPREPARO DESSES FUNCIONARIOS.EU QUASE NAO VIAGEI POR CAUSA DA INCOMPETENCIA DE UMA FUNCIONARIA DA TAAG DE BENGUELA.

  2. Cuidado Says:

    Então moçao teu trabalho é viajar e criticar o meu país??? achas que o brasil tem tão poucos problemas que tu tens que viajar pra procurar os problemas dos outros??? cuidado qualquer dia ainda te apanham e ficas cá ai é que vais conhecer o problema que procuras…e a senhora Edna menina linda de benguela se ja sabes que eles falham não fez a reerva a mais tempo porquê???deixa de ser parva se esmesmo angolana para de falar mal do teu proprio país e vem mostrar trabalho…Cuidado

Deixe um comentário

