Cinema?

cinema

Essa foi o primeiro lugar que eu fui quando vim pra Angola pela primeira vez, em 2005.

Quando vi um cinema lindo, imenso e abandonado a céu aberto num lugar alto mo Miramar com uma vista panorâmica do porto e da Bahia de Luanda não entendi nada. Só achei muito incrível e descobri que amendoim chamava jinguba e comi jinguba com uma angonala, uns brasileiros e uns espanhóis que eu nunca tinha visto na vida. Eles me perguntavam o que eu estava fazendo em Angola e, para além de dizer que estava fazendo meu trabalho de conclusão de curso, não conseguia explicar muito bem.

Voltei nesse lugar no sábado pra ouvir de novo um pouco de música caboverdeana. Aquelas cadeiras cinzas perfeitamente enfileiradas continuam iguais. A imensa tela iluminada por uns holofotes bem brancos continuam iguais. Quantos filmes devem ter sido projetados  nesses quatro anos naquela tela? Zero? Um? Alguns? Por que em vez dos holofotes brancos não existem projetores de filmes? Por que aquelas cadeiras não são usadas enfileiradas e aqueles holofotes não são usados para fazer shows ou teatro? Por que aqui em Luanda as coisas vão se degradando e se abandonando assim? Por que essas coisas abandonadas são uma tristeza profunda na gente?

Anúncios

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Cinema?”

  1. Afonso Loureiro Says:

    O abandono é, de facto, algo que nos abala a alma. Custa a acreditar que infra-estruturas e edifícios se deixem degradar e esventrar aos poucos porque só há vontade de lançar projectos milionários para substituir o que já existia (mas avariou).

  2. juborges Says:

    Pois é isso mesmo. Triste mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: