Wo ia tsi (ou as primeiras impressões de Hong Kong)

Nas ruas só existem lojas, vitrines e letreiros, tudo muito moderno. Os carros andam na mão errada. As pessoas falam em línguas estranhas e eu fico sem saber se é só uma língua ou são dezenas. Nas vitrines dos restaurantes tem uns patos, gansos e porcos girando inteiros naquelas grelhas e nas calçadas tem uns chinesinhos com cara de pobres descascando cebolas. As pessoas têm cara de bravas e não são simpáticas, ainda mais para quem estava morando em Angola e se acostumou a puxar papo a toa com todo mundo. Duas notas com o mesmo valor têm cores e aparências diferentes e eu fico sem entender nada. Eu compro as coisas com esses dinheiros de cores diferentes e não sei se estou gastando um ou dez dólares, pois não aprendi e em vou aprender a fazer o câmbio. Tudo isso dá um sentimento de solidão.

A internet sem fio do albergue funciona sempre e rápido. Ao desembarcar do avião, minha mala estava numa esteira que servia só para aquele vôo e ela já havia chegado antes mesmo de mim. Saí do aeroporto e havia placas informando como pegar o ônibus A21, que me levou até o albergue. O albergue custa 15 dólares. Aqui tem verduras. O visto para a China sai de um dia para o outro. Precisa só do passaporte, foto e pagar a taxa. Tudo é eficiente, e nesse ponto, sair de Angola dá até um certo alívio. Mas dá saudade.

O albergue da Mrs Lee fica num prédio comercial que tem outros albergues, consultórios, escritórios, lojas e outras coisas que eu não sei dizer muito bem o que são. Cada elevador leva para um grupo de andar diferente e as pessoas ficam alinhadinhas na fila esperando o seu chegar. O que eu tenho que pegar vai pro 5, 7, 13. Até às 20h30. Depois das 20h30 tem que pegar um outro que eu não entendi bem qual é. O quarto é tão pequenino que as duas caminhas ficam quase juntas. O fuso me deixa meio desorientada. Não deu pra dormir no aivão. Eu bem que tentei ocupar uma cadeira da primeira classe que estava vazia, mas a aeromoça me expulsou depois de menos de uma hora de sono. Mas tudo bem. Agora estou de férias.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

