Referências

Não entendo nenhum gesto, nenhuma símbolo, nenhuma palavra. Tem umas esculturas bonitas e um senhor que passa vagarosamente na frente de cada uma delas e se apoia, melancolico, sobre cada uma, como se estivesse fazendo uma reverência. Bem ao lado tem um senhor de camisa, gravata e calça social arriada fazendo esses movimentos lentos de tai chi chuan. Imediatamente me lembro quando jogava volei no clube Pinheiros no ginásio polesportivo e, junto com minhas amigas ricas que hoje devem estar todas casadas ou bem empregadas ou com filhos, ficava morrendo de rir dessas pessoas que de descolavam do tempo e faziam esses gestos lentos na frente de todo mundo.

Um senhor de terno e gravata fazendo alongamento no meio do parque não tem muito a ver com minhas referências. Nada tem a ver com minhas referências e talvez seja por isso que minha referências da infância ficam aparecendo tanto na minha frente.

Abri um chocolate que me lembrou o formato do chocolate Supresa, esses que vinham com um cartão com um pássaro ou um mamífero e as crianças podiam colecionar.

Vi um casal bem velhinho com uma filha louca sentados num banco e imediatamente pensei na minha avó, meu avô e minha tia Eliana. A dinâmica da família parecia exatamente a mesma, só que com outros códigos. O casal, mesmo já bem idoso, queria cuidar da filha que não tinha juízo na cabeça. E a filha tentava usar todo o seu juízo para cuidar de seus pais idosos. Ela ajudava seu pai a levantar e sua mãe a andar. Nesse equilíbrio instável e carinhoso eles brigavam, gritavam, se beijavam. Depois foram embora.

Esse lugar é triste. Ou eu entendo tão pouco desse lugar que o acho triste. De noite, com tantas luzes e gente nas ruas, parei de achar esse lugar triste.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

