Só por mímica

Eu só sei falar quatro palavras em chinês. Oi, por favor, não e um.

Quase nenhum chinês de Da men sha, o bairro em que estou, fala nenhuma palavra em inglês.

Em mandarim há quatro tipos de entonação das vogais. Pode ser crescente, descresente, subir e descer e longa. Dependendo da entonação, o sentido muda completamente. Então mesmo quando vc acha que aprendeu o nome de uma estação de metrô, por exemplo, sempre existe uma grande possibilidade de vc estar usando o tom errado e aí minguém vai entender. Por isso o melhor mesmo é levar o nome da estação anotado em chinês.

Não dá pra conversar nada com ninguém. Nem perguntar. Nem entender. Mas dá pra comprar coisas apontando e mostrando com os dedos a quantidade, dá para entender o preço porque o vendedor escreve o preço na calculadora e dá para reconhecer os ônibus pelos números. E quando a comunicação falha mesmo, tem uma amiga chinesa que fala inglês e sempre nos socorre.

Também dá pra se divertir bué com toda essa situação. Dá para ter diáologos surreais com chineses que ficam falando um monte com vc em chinês e vc só responde em português e nenhum dos dois entende absolutamente nada. Dá pra ficar escutando todas as conversas, comerciais de tv e discursos da mocinha do metrô e ficar fazendo a tradução simultânea.  Dá para ficar uma hora no cabelereiro enquanto vc espera uma amiga folheando um catálogo enorme de cortes de cabelo chineses e perguntando para o cabelereiro se ele achava que ia ficar bem ou não em mim, mesmo sem entender a resposta. Dá para ficar lendo um jornal em mandarim e ficar inventando sobre o que eles estão falando. Dá pra ir jogar badminton com um monte de chinesas, mesmo sem saber nenhuma regra desse jogo.

E dá uma vontade imensa de aprender a falar essa língua pra começar a entender toda essa gente.

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Só por mímica”

  1. João Fellet Says:

    É a Grande Muralha da Língua, Ju (acabei de ler esse capítulo do Viagens com Heródoto! lembra?)

  2. juborges Says:

    Ya, claro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: