Tristes trópicos

Sobretudo, indagamo-nos: o que viemos fazer aqui? Com que esperança? Com que dificuldade? Meus condisípulos mais ajuizados que se inclinaram para a política hoje eram deputados, em breve, ministros. Quanto a mim, eu corria os desertos perseguindo detritos da humanidade. Quem ou o que me levara, afinal, a jogar pelos ares o curso normal da minha vida? Era um estratagema, um hábil desvio destinado a me permitir a reintegração em minha carreira com vantagens suplementares e que seriam levados em conta? Ou minha decisão expressava uma incompatibilidade profunda com meu grupo social, do qual, acontecesse o que acontecesse, eu estaria fadado a viver cada vez mais isolado? Por um paradoxo singular, minha vida aventureira mais me devolvia o antigo univreso do que me abria um novo, ao passo que este que eu pretendia dissolvia-me entre meus dedos. Assim como os homens e as paisagens a cuja conquista eu partira perdiam, quando eu os possuía, o significado que eu esperava, assim também a essas imagens decepcionantes, conquanto presentes, substituiam-se outras, guardadas por meu passado e às quais eu não dera nengum valor quando ainda pertenciam à realidade que me cercava.

Semanas a fio, naquele planalto do Mato Grosso, eu vivera obcecado, não pelo que me rodeava, mas por uma melodia muito batida que minha lembrança empobrecia ainda mais: a do Estudo número 3, opus 10, de Chopin, no que, por um escárnio cuja amargura também me sensibilizava, parecia resumir tudo o que eu deixara atrás de mim.

Tristes Trópicos, Lévi-Strauss

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

