Eterno caça ao tesouro

Estar na China é como brincar de caça ao tesouro 24 horas por dia. Todo tempo, para qualquer coisa que vc vai fazer, é preciso seguir uma série de pistas cifradas, responder charadas, levar mapas com escritos em chinês, pedir ajuda para o mestre dos magos e seguir sua intuição até, quem sabe, conseguir chegar ao tesouro.  O tesouro pode ser o ônibus certo, encontrar uma Western Union, pedir uma comida not too spicy, onde é o banheiro, achar fermento no supermercado, saber que horas são ou que horas o banco fecha ou qualquer outra coisa.

Coisas que parecem simples podem ser complicadíssimas. Hj a prova do dia foi transferir dinheiro pro Brasil. O banco explicou pra gente achar um prédio da telecom com o número 189 e que lá iríamos continuar. Aí fomos lá, mas lá era a China Telecom. Eles pediram pra eu escrever no no papel o que eu queria encontrar. Wester Union. Aí foram lá pra dentro e conversaram bué,  mas depois disseram sorry. Pronto, voltamos pra estaca zero. Andamos um pouco pela rua, encontramos um gringo e pedimos ajuda. Ele disse que poderia ajudar se a gente encontrasse o endereço e disse pra gente ir no starbucks achar o endereço e voltar lá. Fomos ao starbucks, encontramos o endereço, voltamos ao gringo e descobrimos que era lá no prédio da china telecom, aquele que as mulheres pensaram se era lá e falaram sorry. Entramos por uns corredores e encontramos a Western Union, finalmente. Eles me deram um formulário em chinês com algumas informações jogadas em inglês. Preenchi do jeito que achava e depois fui corrigindo umas coisas erradas. Do outro lado do vidro, três atendentes se esforçavam pra entender minha letra e as informações em português do meu passaporte. Aí uma das moças passou tudo para o computador, mas não entendeu minha letra e fez tudo errado. Tive que soletrar tudinho de novo. Ela não entendeu umas coisas e ligou pro Unibanco. Depois eu confirmei tudo, assinei uns papéis todos escritos em chinês e, pronto. Prova do dia concluída! Tempo: 1h30, aproximadamente. Essas provas do dia acontecem várias vezes por dia, pra qualquer coisa. É engraçado. 

Mas depois eu parei pra pensar e me liguei que um gringo no Brasil também tem que ficar brincando de caça ao tesouro todo o tempo, pois ninguém fala inglês, os cardápios não estão em inglês, muito menos contratos ou linhas dos ônibus.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

