Distância

Depois de muito tempo, você volta para sua terra. Tudo e todos estão como antes, mas você não está como antes. Então muitas coisas que antes eram normais passam a ser estranhas de repente e você fica sem entender algumas coisas.

Novela das 8, por exemplo. Não que eu assistia a essas coisas que a Globo faz, mas ao menos eu sempre sabia o que estava se passando. Voltei e percebi que as pessoas estão com manias de fazer um trejeitos e umas expressões de uns indianos dessa novela nova. Não tenho a menor ideia do que se trata e as pessoas ficam a rir de mim.

O tempo sempre apressado das pessoas é outra coisa que soa meio estranho para quem viveu num país em que o tempo ocupava um espaço totalmente diferente e as pessoas usavam-no com outras coisas.

A falta de pessoas nas ruas de São Paulo também sempre me deixa com a sensação de que tem algo faltando. Em São Paulo, as pessoas usam as ruas apenas para se locomover, e não para estacionar motos e carros de qualquer jeito, vender liquidificadores, óculos escuros, CDs, pães, hamburgueres, fazer a unha, vender banco de carro ou outras coisas que ocupam espaço e que eu vi não só em Luanda, mas em várias cidades da Ásia. Se eu já acho isso em São Paulo, imagine em Ilhabela.

Outra coisa que eu estou tendo uma dificuldade enorme de entender são os emails dos grupos, as fofocas, as piadas e, de uma maneira geral, as pessoas. Ainda gosto de todas as pessoas de antigamente. Só que ando com uma vontade danada de ficar longe de (quase) todo mundo.

As vezes parece que lá longe as coisas estavam mais perto do que aqui de perto.

Tags: , ,

4 Respostas to “Distância”

  1. Afonso Loureiro Says:

    África deixa cicatrizes fundas…

  2. Serena Says:

    A grande aventura é voltar, segundo alguém me disse.

  3. Juca Says:

    tenho medo dessa sensação, ju. Sinceramente.

Deixe uma resposta

