Barcak Hussein Obama, o bom

obama

Crédito: Chuck Kennedy/Flickr/whitehouse

Eu nunca escrevo aqui diretamente sobre política ou pessoas da política. Mas hoje quando acordei e fui ler as manchetes do jornal, fiquei sinceramente comovida em ler o lindo e marcante discurso que o Obama fez no Cairo. É muito forte, é emocionante, é respeitoso. Obviamente não vou ficar papagaiando o que ele disse, pois dá pra ver tudo no Youtube, na FSP, no Estado ou em qualquer lugar da internet.

Ele lembrou que tem no seu sobrenome Hussein e que Hussein significa o bom. Ele lembrou que a história huma tem sido um registro de nações e tribos subjugando uns aos outros para atender a seus próprios interesses. Ele lembrou que, com um mundo cada vez mais interdependente, isso não pode funcionar mais. Ele lembrou um monte de outras coisas que vale a pena ler.

No vôo da South African Airways, que em vez de tocar música clássica toca Miriam Makeba, Salif Keita  afins, eu vim um documentário do Obama quando ele foi pro Quênia, ainda na época de Senador. É muito comovente a capacidade que esse cara tem de falar com pessoas de mundos tão diferentes e a inteligência e a sensibilidade que ele tem para tratar de questões muitíssimo delicadas.

Eu estava em Angola quando o Obama foi eleito e também foi muito comovente ver a reação emocionada dos angolanos e, de uma certa maneira, ver mais de perto um pouco a reação dos outros africanos, que comemoraram muito que alguém mais perto deles estava no poder daquele país tão distante deles.

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: