Coisas simples da vida

Quem é criado no mato, quando vai para a cidade sente falta de bué de coisas. Coisas tão bobas que a pessoa até demora para entender quais são essas coisas.

O que eu mais sinto saudade é do silêncio que faz à noite, que não necessariamente é um silêncio total, mas é silêncio do barulho da cidade, da fumaça, do carro, do caminhão, do zunido baixinho que nunca cessa.

A segunda coisa que mais me dá saudade — e essa eu demorei bastante pra descobrir — foi pisar na terra. Em São Paulo, parece idiota, mas não dá pra pisar na terra, só da pra pisar no asfalto. E no Rio dá. Tem esse monte de areia da praia bem na sua frente. Em Luanda dava também e a coisa que eu mais gostava de sentir quando eu chegava na praia — na Ilha, no Mussulo ou no Kwanza — era a cosquinha e o quente que areia fazia nos meus pés. Eu ficava andando com os pés arrastados só para aumentar essa sensação boa do contato da areia com a pele. E depois enterrava meus pés para sentir a umidade e o frio da água do mar que fica debaixo da areia.

Minha terapeuta me conta que um povo de algum lugar do mundo, quando quer tratar uma pessoa enferma do corpo ou da cabeça, enterra a pessoa toda debaixo da terra, so deixa a cabeça, para as energias ruins se dissiparem para a terra. Quando eu piso na terra eu sinto isso na hora. Um descarrego.

Hoje, depois de correr 45 minutos, antes de voltar para casa, eu tirei o sapato e fui entregar os meus pés para a areia. E o barulho do mar para meus olhos e meus ouvidos. Essa cidade maravilhosa me faz um bem danado.

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Coisas simples da vida”

  1. Menina de Angola Says:

    eiiii não fala assim de SP não… Claro que dá para sentir a terra, a grama e fazer um descarrego. Vc precisa visitar mais os inumeros parques da cidade que são um verdadeiro oasis… Não há nada melhor do que sentar na grama do parque do ibirapuera e ver de longe o caos da cidade…

    bj e trate de recarregar bem essas energias…

Deixe um comentário

