Eu e meus botões

botões

Lá nesses outros países que eu visito ou moro às vezes, eu me enfio nos buracos, ando a pé quilômetros pelas cidades e bairros, quero sentir os cheiros e experimentar as gororobas, eu tomo banho de mar à noite, quero ficar amiga das pessoas, fotografo tudo.

Aqui na minha cidade, que parece um emaranhado de vários países misturados, eu não faço nada disso. Vou nos mesmos bares, falo com as pessoas iguais que fazem coisas iguais, bebo cerveja cara, como comidas parecidas, vejo coisas iguais, falo coisas iguais, tudo é essa mesmície.

Aí hoje o Filete e eu, depois de vermos aquelas pinturas e desenhos lindos do Matisse na Pinacoteca, pegamos o trem da CPTM, descemos no Brás, andamos sem muitos planos, tomamos cerveja no boteco mangolê, ficamos de papo com um vendedor ambulante de água, ganhamos dez centavos emprestado de um outro vendedor pra inteirar a passagem do trem, compramos jabuticaba no largo da concórdia, ficamos com vontade de descer em todas essas estações de trem que nossa vida média de paulistano nem faz ideia de que existe só para conhecer os lugares e conversar com as pessoas, tiramos fotos de vitrines de lojas fechadas só porque achamos os nomes dos lugares interessantes, comemos comida árabe num restaurante no Pari que chegamos caminhando por ruas vazias de lojas fechadas e ainda marcamos com uns semi-kambas de ir numa balada que toca kuduro na Bela Vista.

Eu voltei para casa feliz da vida, cheia de jabuticabas e com a certeza de que eu não conheço nem 5% do que é a minha cidade.

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Eu e meus botões”

  1. transparente Says:

    é mesmo isso…foi assim que passei o tempo que vivi em londres, conhecendo a cidade so’ indo assim sem rumo…e no final do dia era sempre aquele sentimento de que valeu bem a pena. agora estou em luanda e me preparo para (tentar) fazer o mesmo.

    joao

    ps. adorei ler o que escreveste sobre esta cidade. obrigado!

Deixe uma resposta

