Canastra

Canastra

E de repente tudo é novo de novo. E divertido. E, principalmente, surpreendente. E surpreendente é bom, porque a gente nunca pára de aprender. E eu mais uma vez vejo que é só baixar a guarda que tudo flui, pois é fluido. Não precisa pensar demais: fazer é sempre melhor. A cabeça não fica do tamanho de uma melancia e não dói. O corpo gasta as energias e sabe o que faz bem para ele. A Nina Simone canta e o Sublime também. E o Cartola, o Chico, a Nação Zumbi, a Billie Holiday e até o Zé Ramalho, esse que eu não escutava há tanto tempo. Todos cantam enquanto o tempo passa no meio do mato e das cachoeiras. A água que corre pelas pedras lisas e geométricas tem aquele barulhinho bom que me faz lembrar a casa da minha mãe, que é na beira do rio e tem esse barulho que ocupa o cérebro e não deixa a gente pensar em nada.

Os brinquedos são as câmeras fotográficas – e tem a câmera de filme também agora – e as bicicletas. Tudo sob o sol, o suor, a poeira e o protetor solar. Nem todos entendem de todos os brinquedos, mas cada um vai aprendendo aos poucos. Eu ganhei uma blusa rosa e linda que seca rápido. E descobri que selim é o banco. E que caraminhola ou caramanhola ou algo assim é a garrafinha de tomar a água. Mas mesmo sem saber esse nome eu tomei bué (agora é maningue, tenho me acostumar com essas gírias moçambicanas, já que por esses dias aí darei um pulo lá), pois o tempo é quente e seco. E eu corri, pedalei, escalei, nadei, fotografei, diverti. E todos os dias dormi feito pedra, com o corpo saudável, cansado e quente.

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Canastra”

  1. felipe Says:

    Essa historia me lembrou uma tal de bita e um tal de ezio. Joeia bita falava o homem para a obediente cabra e esta assim fazia. Tinha tb um pessoal de outro planeta, engracado e com mta energia. 10 anos superados em 20 km. o surpreendente eh bom, pra nao dizer necessario, assim como o novo.

Deixe uma resposta

