Escritura de compromisso de manutenção e circunstância

SAIBAM quantos esta pública  escritura virem que aos cinco dias do mês de novembro do ano de mil novecentos e oitenta e cinco (1985), nesta cidade e Capital do Estado de São Paulo, em cartório, compareceu como outorgante ……………. brasileiro, solteiro, maior, bancário (…). E, pelo outorgante, me foi dito que é boa a sua situação financeira no Brasil e desejando a permanência por mais 02 (dois) anos, neste País de sua amiga, ………….. boliviana, solteira, maior, nascida aos …… em La Paz-Bolívia (…). QUe pela presente escritura e nos melhores termos de direito, ele outorgante declara que se responsabiliza pelo provimento da manutenção e subsistência de sua amiga (…)

Declara ainda o outorgante que sua amiga não professa ideologias contrárias às instituições vigentes neste País e se obriga a satisfazer todas e quaisquer exigências do Ministério das Relações Exteriores (…)

O outorgante sou eu. E dizem que minha situação financeira é boa.

A boliviana é um italiano.

Eu não vou casar com um italiano. Nem tampouco sustentá-lo.

Esse formulário-padrão do ano de 1985 e usado até o corrente ano é incrível.

As leis não fazem sentido.

Tags: , ,

8 Respostas to “Escritura de compromisso de manutenção e circunstância”

  1. Beta Says:

    Ju… não entendi nada…
    explica?
    bjo

    • juborges Says:

      hahahaha. E nem da pra entender. Resumindo bem: as leis são malucas. Tem um italiano que mora aqui em casa e estuda na USP. Ele quer ficar mais um semestre aqui e, para isso, precisa de alguém pra ficar responsável por ele, pois não há tempo hábil de provar que ele tem dinheiro para se sustentar. Aí tem que fazer uma declaração no cartório. E a faculdade passou um papel escrito à máquina com um exemplo fictício desse documento que tem que reconhecer no cartório. E esse exemplo é de uma boliviana, que, no caso, é o italiano.

  2. Renata Says:

    eu entendi tudo. voce escreve bem paca.

  3. Bernardo Says:

    Oi, Juliana.
    Você não me conhece nem eu lhe conheço, mas eu estava pesquisando sobre essa tal declaração cartorial e vim parar aqui no seu blog. Minha amiga (russa) se encontra numa situação igual à do seu amigo italiano. Ela está em dúvida sobre como resolver esse assunto. Você se lembra do processo, e poderia ajudar-nos? Se poder, favor me mandar um email em berniecampos@mac.com .
    Muito obrigado,
    Bernardo

  4. Jossane Gonçalves Says:

    Oí Juliana,
    Meu nome é Jossane, e meu marido esta nesta mesma situação, mas gostaria de saber se este tipo de declaração é a mesma chamada ESCRITURA PÚBLICA DE COMPROMISSO DE MANUTENÇÃO, SUBSISTÊNCIA E SAÍDA DO TERRITÓRIO NACIONAL, não encontro nemhum modelo na internet similar, você poderia nos dar uma ajudinha. Meu e-mail é jossane@terra.com.br

  5. ubirajaramouraUbirajara Says:

    Este documento deve ser lavrado em um cartório de notas ESCRITURA PUBLICA DE COMPROMISSO DE MANUTENCAO

  6. rodolfo Says:

    alguen pode-me decir o custo da escritura de compromisso de manutenção no interior de são paulo ,mino correio e yanisamu2011@hotmail.com ,ficare muito grato deus avençoe

  7. Ricardo Sca Says:

    Uma escritura lavrada em cartório custam R$ 260. Por isso eu mesmo vou escrever isso e reconhecer firma no cartorio, mas não sei se vão aceitar. Vamos ver.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: