CV

juliana borges pontes
jornalista
28 anos
julianabor@gmail.com
blog
flickr

***

o que eu ando fazendo

Tas a Ver

Sou fundadora da Tás a Ver, uma produtora  multimídia formada por jornalistas, cineastas e designers brasileiros interessados em contar como, no Brasil e na África, se estabeleceram padrões culturais comuns na habitação, na cozinha, nas vestimentas, nas festas e em quase todos os modos de vida. Estamos produzindo vários projetos, como um doc, um guia, um livro e um trieinamento.

Luanda Smooth and Rave 1

Criei um blog-portfólio, fotografei e fiz um dossiê sobre a inauguração do projeto Luanda | Smooth and Rave 1, em Salvador, organizado pela Fundação Sindika Dokolo (de arte contemporânea, sede em Luanda), e  Diretoria de Museus do Estado da Bahia. O que rolou? Uma exposição de quatro artistas contemporâneos angolanos numa galeria do Pelourinho + conferência com o sociólogo angonalo José Octávio Van-Dúnem + concerto da banda NEXT + início da gravação do primeiro CD da banda. Este projeto surpreende as pessoas porque mostra arte contemporânea de excelente qualidade, som urbano, pensamentos de vanguarda e outras coisas que muita gente pensa que não existe do outro lado do Atlântico.

Atlas Ambiental

O Atlas Ambiental, da Vistadivina, é um livro paradidático todo feito com infográficos, imagens de satélites e ilustrações. Além das informações gerais sobre temas ligados à geografia e à sustentabilidade, ele é feito sob medida para cada município, sempre com informações locais: a história da cidade, personagens, abastecimento de água e esgoto, reciclagem. Eu fui editora do Atlas de Santana de Parnaíba (SP) e de Campo Mourão (PR).

Trilha do Consumo Consciente

Livro paradidático produzido pela Vistadivina e pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e patrocinado pela HP.  Também é destinado para crianças. Tem ilustrações maravilhosas e trata de temas ultra importantes na atualidade: água, desperdício, lixo, desmatamento, Amazônia, selos de certificação, consumo consciente.

Matérias para revistas do Grupo Exame PME

Algumas reportagens que eu gosto: essa daqui para a Exame sobre um empreendedor social gaúcho que leva energia solar de baixo custo para comunidades carentes; essa daqui para a edição Melhores e Maiores sobre os maiores grupos empresariais do Brasil;  essa resenha de um livro de marketing para a Exame PME.

onde eu já trabalhei

Jornal de Economia & Finanças – Angola

Trabalhei com consultora na implantação do primeiro jornal focado em economia de Angola. Trabalhei como editora e meu papel era treinar uma equipe de repórteres locais. Fiquei por lá de Out/08 a Abr/09.

Grupo Lacan

Jornalista responsável pela Lacan Informação, empresa que faz monitoramento e análise de imagem de grandes empresas e produção de conteúdo setorial focado em economia. Coordenei uma equipe de cerca de 15 pessoas, divididas em três áreas. Atendi empresas como BMW, Itaú, Allianz Seguros e Avon. Fiquei por lá de Ag/07 a Out/08.

Revista Exame

Fiquei um tempo frilando e fui fazer o Curso Abril. Quando acabou, fui contratada como repórter da revista Exame PME. Trabalhei no projeto desde o número 1. Produzi grandes reportagens, editei colunas de notas e matérias de frilas e fiz um intenso trabalho de relacionamento com fontes. Fiquei por lá de Fev/06 a Ag/08.

Revista Náutica

Trabalhei como repórter da revista por um ano, acho que em 2004. Fiz muita cobertura de esportes náuticos, sobretudo vela, e até tirei minha carteira de arrais.

Grupo Abril

Em 2001 e 2002, trabalhei como repórter do PSC, a revista de comunicação interna do Grupo Abril, que incluía editora Abril, MTV, TVA, Abril Music e editoras Ática e Scipione.

frilas

Fundação SIndika Dokolo (Angola)

Revista Exame

Revista Época Negócios

Revista Quatro Rodas

Revista Viagem & Turismo

Revista Claudia

Vistadivina editora

Super Surf

Revista Problemas Brasileiros

ONG Repórter Brasil

Instituto Camargo Correa

Novo Jornal (Angola)

por onde eu viajei ultimamente >>

o que e onde estudei

ECA/USP – graduação em jornalismo (2000 a 2005)

FFLCH – curso de introdução à etnologia da África Subsaariana (2006)

MBA Faap – curso Agenda Brasil, ministrado gratuitamente a jornalistas (2007, incompleto)

Curso Abril de Jornalismo (2006)

MAC – curso de Fotografia Autoral (2008)

idiomas

inglês fluente para falar, entender e escrever

espanhol básico

francês básico

prêmios

Prêmio Bovespa de Jornalismo 2007

melhor matéria sobre mercado de capitais publicada na mídia impressa Rio-SP

Criado em 1988, o Prêmio Bovespa de Jornalismo tem por objetivo premiar a contribuição da imprensa para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. Na categoria Mídia Impressa Rio-São Paulo concorreram 78 matérias, de 51 jornalistas, publicadas em 17 veículos.


%d blogueiros gostam disto: